Caracterização
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande tem como sua área de amortecimento os Bairros de Santa Cruz dos Navegantes e a Barra Grande, na denominada “Região Administrativa I” (R ADM I) , composta por quinze bairros dentro da sede da cidade do Guarujá.
O município do Guarujá encontra-se subdividido em quatro regiões administrativas e possui um distrito denominado Vicente de Carvalho que abriga quatorze bairros, dos trinta e nove atuais, definidos pela LEI Municipal nº 156/2013. Desses bairros, vinte e cinco estão na sede, sendo quinze na R ADM I.
Na área de amortecimento da Fortaleza encontram-se duas das sessenta e uma comunidades provenientes de ocupações irregulares caracterizadas pela prefeitura municipal como Núcleos Irregulares.
No Bairro Barra Grande está a Comunidade do Góes, e, no bairro de Santa Cruz do Navegantes, a Comunidade de Santa Cruz dos Navegantes.
Barra Grande
1722 Moradores
7%
Crianças
4%
Idosos
89%
Adultos
Área do Bairro
2,63 km²
1%
Ocupada
99%
Desocupada
457
Domicílios
10%
Desocupado
90%
Ocupado
Praia do Góes
Bairro BARRA GRANDE (Praia do Góes)
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande está localizada dentro do Bairro Barra Grande, cujas principais referências, além dela própria, são a Praia do Góes, o Fortim da Praia do Góes, O Clube de Pesca de Santos (Ilha de Palmas), a Capela de Nossa Senhora Aparecida e a Comunidade tradicional da Praia do Góes (de herança Caiçara).
O bairro ocupa uma região onde predominam áreas de proteção ambiental e atualmente possui população predominantemente fixa com alta densidade demográfica, não possui saneamento básico, pavimentação, não consta coleta de resíduos sólidos regular e não há equipamentos de saúde e educação.
O uso do solo urbano pode ser definido como composto por Zona Especial de Interesse Turístico, Zona Especial de Interesse do Patrimônio, Área de Núcleo Irregular e Comunidade (Praia do Góes).
Dados levantados junto à Diretoria de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura do Guarujá de Maio/2021 indicam as ações de planejamento previstas para o bairro.
CURTO PRAZO: Melhorias nos Acessos.
MÉDIO PRAZO: Programa de Saúde; Educação/Creche; Lixo Alternativo.
LONGO PRAZO: Pavimentação; Regularização; Saneamento.
Santa Cruz
Dos Navegantes
Bairro SANTA CRUZ DOS NAVEGANTES
O bairro é parte integrante da área de amortecimento da Fortaleza. Situa-se em uma região onde predominam áreas de proteção ambiental ocupadas irregularmente por população fixa com média densidade demográfica, possui trechos sem saneamento básico e pavimentação, consta coleta de resíduos sólidos regular, possui uma praça e conta com equipamentos de educação (uma creche e uma escala estadual), equipamentos de saúde ambulatorial e pronto atendimento, estes últimos com necessidade de reestruturação.
Destaca-se o fato de que aproximadamente 51% da área ocupada é classificada como de inundação.
O uso do solo urbano pode ser definido como composto por Zona Especial de Interesse Turístico, Zona Mista de Guarujá, Área de Núcleo Irregular (Santa Cruz dos Navegantes).
Dados levantados junto à Diretoria de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura do Guarujá de Maio/2021 indicam as ações de planejamento previstas para o bairro.
CURTO PRAZO: Melhorias nos espaços públicos; Melhorias nos Acessos.
MÉDIO PRAZO: Regularização; Programa de Saúde.
LONGO PRAZO: Complementação do Saneamento, Microdrenagem; Arborização; Pavimentação Pontual.