top of page

Conceitos

O conceito de Patrimônio pode ser entendido a partir da origem da palavra que lhe dá origem "pater", que significa pai; como um conjunto de heranças que são transmitidas de geração em geração. As heranças históricas e culturais compartilhadas pelas pessoas de uma comunidade, pela população de uma cidade, estado ou país consideradas relevantes para a formação da identidade local, como elementos do meio ambiente natural ou construído, artefatos, manifestações populares musicais, festivas, culinárias, dentre outros, fazem parte da estrutura do patrimônio cultural.

Desde a Constituição de 1937, o Brasil vem debatendo questões sobre o que é Patrimônio Histórico Cultural. As discussões resultaram a criação da Lei n° 25, que traz o seguinte conceito no seu artigo 1°: "Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico".

A Constituição de 37 apresenta, em seu artigo 134, faz uma clara menção à necessidade de preservar-se o patrimônio histórico e cultural nacional: Os monumentos históricos, artísticos e naturais, assim como as paisagens ou os locais particularmente dotados pela natureza, gozam da proteção e dos cuidados especiais da Nação, dos Estados e dos Municípios. Os atentados contra eles cometidos serão equiparados aos cometidos contra o patrimônio nacional.

O conceito sobre o que seria representativo do patrimônio Histórico e Cultural de um determinado grupo social e como as instituições oficiais lidam com a sua preservação é uma matéria viva, estando em evolução permanentemente. Atualmente se reconhece que o patrimônio cultural pode ser "Material ou Imaterial". Exemplos típicos de patrimônio imaterial seriam as expressões culturais, músicas, danças, lendas, costumes, tais como a capoeira e a pesca artesanal, praticadas aqui na Baixada Santista. Já o patrimônio material poderia ser representado por um edifício representativo de, como o da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, situada no município do Guarujá. Outro aspecto relevante para a identificação e manutenção da relevância de um patrimônio, seja material ou imaterial, é a relação dele com a comunidade, ela deve ser vívida e capaz de manter sua significância.

WhatsApp Image 2021-11-09 at 8.24.45 PM.jpeg
20211130_171548.jpg
_JAS4478.JPG
unisantos-brazao.png
LOGO unisantos-horizontal-azul.png

CAMPUS DOM IDÍLIO JOSÉ SOARES

Avenida Conselheiro Nébias, 300

Vila Mathias - Santos | SP • 11015-002

Quer falar com a gente?

Obrigado pela sua mensagem!

Cadastre-se e saiba das novidades

Faça parte de nossa Rede de Contatos e saiba sempre o que está acontecendo nos Projetos de nosso Grupo de Pesquisa.

Obrigado por seu interesse em nosso projeto!

Este Website foi produzido com recursos mediados pelo Ministério Público Federal, oriundos de Termo de Ajustamento de Conduta, celebrado nos autos do ICP no 1.34.012.000471/2017-00 e é parte de Projeto de Educação Patrimonial referenciado no Procedimento Administrativo no 1.34.012.000171/2021-07, instaurado com vistas a acompanhar a execução de Projeto de Restauração de Patrimônio Histórico de autoria da Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).

© 2022 Patrimônio e Pertencimento. Criado com ♡ pela TR2 Branding + Design

bottom of page