Conceitos
Fazer parte de uma coletividade significa dividir, compartilhar experiências da vida cotidiana. Viver essas dinâmicas e nos sentirmos fazendo parte delas, faz com que tenhamos a sensação de pertencer a um lugar. Embora falemos de lugar enquanto um espaço físico determinado, pertencer vai muito além disso.
Todos os rituais, modos de vida, festas, vestimentas, lembranças, tudo compõe o que entendemos por pertencimento. Somos capazes de pertencer a lugares em que não nascemos, ao mesmo tempo em que podemos não ter vínculos com os espaços de onde viemos. Pertencer é construir uma coletividade, é o próprio espírito de comunidade moldado dentro de cada um de nós e que nos faz ser social, pertencer.
O pertencimento é capaz de vincular pessoas a espaços através de histórias, tradições, memórias, entre outras experiências coletivas. De modo direto ou indireto, constituímos uma comunidade, pertencemos a um grupo. Na atualidade, com toda tecnologia que está a nossa disposição, podemos nos conectar a lugares e pessoas que jamais imaginávamos que fossem estar próximas de nós, mas estamos.
Contudo, nossa vida em comunidade nos faz pertencer, para além das imaginações virtuais. É com meu vizinho que as relações sociais de fato acontecem, são os moradores do bairro que vivenciam os mesmos problemas, que disfrutam das mesmas vantagens. Mesmo percebendo tudo isso de formas diferentes, os indivíduos, ainda assim pertencem a uma coletividade.